top of page

Por que fazer seguro?

  • Foto do escritor: Megapólice Corretora de Seguros
    Megapólice Corretora de Seguros
  • 3 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Para se proteger contra os riscos existentes, eliminando as perdas financeiras a que estamos sujeitos. Todos nós temos planos para a vida: estabelecer uma família, comprar uma casa, ter uma profissão, abrir um negócio, preparar uma base para viver a terceira idade, conseguir uma boa aposentadoria etc.

No meio de todo esse caminho, eventos inesperados podem nos obrigar a recuar alguns ou muitos passos já dados para alcançar essas conquistas, ou até mesmo tirar de nós e de nossos dependentes aquilo que foi muitas vezes conquistado com suor. Quebrar a perna, sofrer um acidente ou ser internado por uma doença grave são fatos que podem acontecer a qualquer um. Sem contar que, embora não esteja nos planos de ninguém, o risco de morrer jovem também pode acontecer e, neste caso, podemos deixar as pessoas que dependem de nós sem nenhuma garantia financeira para darem continuidade à vida.

É por isso que o seguro é importante. Com ele é possível construir uma rede de proteção financeira contra os eventos inesperados. Fazer o seguro garante que, se o carro for roubado ou se envolver em um acidente de trânsito, por exemplo, alguém vai garantir a perda. Em uma empresa que tem muitos bens ( equipamentos, veículos, funcionários, imóveis, estoque etc.) o seguro também é fundamental. Um incêndio numa fábrica pode destruir o resultado do trabalho de várias gerações, milhões em investimentos e empregos. Sem contar os acidentes como queda de avião, vendavais, enchentes e tudo a que estamos sujeitos e que, muitas vezes, não dependem de nós para acontecer. Veja que não é porque não queremos pensar em coisas ruins que elas podem não acontecer. O mais inteligente para viver a vida atualmente é estar seguro e protegido contra qualquer acontecimento inesperado. A ideia central do seguro está na proteção contra prejuízos econômicos ou físicos ocasionados por situações imprevisíveis. Estar segurado garante o ressarcimento de prejuízos a um custo bem menor do que ficar descoberto. É uma troca de uma despesa futura e incerta de valor possivelmente elevado por uma despesa antecipada e certa de valor comparativamente reduzido. Neste sentido, é proibido ao segurado ter lucro com a operação de seguros. Importante:

Quando o indivíduo ou a empresa possuem um seguro, a seguradora assumirá a reposição de uma perda. Costumamos dizer que ao se fazer um seguro, o segurado está transferindo o seu risco para a seguradora, que é especialista em assumir riscos.



 
 
 

Comentários


bottom of page